quarta-feira, 18 de março de 2009

Paracambi Cidade Turismo!


Topico em construção!

Como Nasceu Paracambi?!

Dizem os historiadores que o 7° Distrito de Vassouras, denominado Tairetá, e o 3° de Itaguaí, chamado de Paracambi, se uniram em 1960, para formar o município. Na época os dois distritos, separados pelo Rio dos Macacos já se confundiam, formando uma só família. A freguesia de São Pedro e São Paulo do Ribeirão das Lages foi o primeiro povoado da região ligada historicamente à Fazenda Santa Cruz, colonizado por jesuítas em fins do século XVIII.
A Vila de São Pedro e São Paulo surgiu após a expulsão dos inacianos (Companhia do Padre Inácio de Loiola) da região. A Agricultura e pecuária tiveram grande progresso no local, destacando-se nesses setores as fazendas dos Bravos, Anta Soares, Viúva Jorge e dos Macacos. Na Fazenda dos Macacos, em 19 de Dezembro de 1901, se instalaria, conforme a Lei 536, o 3° Distrito de Itaguaí, denominado Paracambi, no então progressivo povoado de Ribeirão dos Macacos na ocasião, caminho para Minas Gerais e São Paulo. Segundo o historiador Diogo Vasconcelos, a fazenda passou a ser ponto de descanso dos viajantes e das tropas que subiam a serra, contribuindo bastante para o seu progresso. Com a inauguração da Estrada de Ferro Dom Pedro II, em 1861, a Vila de São Pedro e São Paulo apresentou um acentuado crescimento nos setores da agricultura e pecuária, graças ao trabalho escravo. Em 1867, a despovoada Fazenda dos Macacos hospedou um grupo de ingleses que, admirados com a beleza da região, iniciou o trabalho de instalação de uma fábrica de tecidos de algodão de acordo com o decreto 3.965, de 18 de Setembro de 1871, e a fábrica recebeu o nome de Cia. Têxtil Brasil Industrial.



Vamos Aprender a Criar Paracambi Sustentável!


Paracambi está em um local privilegiado para o ecoturismo, cercado de Mata Atlântica, com abundância em recursos hídricos, históricos-culturais, e é a casa e palco de grandes famílias de animais silvestres,mas aqui não se encontra apenas lugares para o ecoturismo, a história cresce nas raízes da cidade...
Nosso objetivo é gerar, resgatar e conservar essa belíssima cidade, conscientizando a população de seus recursos naturais abundantes, conservando seus monumentos históricos culturais! A luta é para protejer o que pertence a todos!


" A história não morre "

4 comentários:

  1. Eu como cidadão paracambiense sinto-me agradecido pela existência deste trabalho tão nobre deste orgão que, além de ajudar na proteçao do nosso habitat(Paracambi), traz divisas elevando a nossa qualidade de vida. Parabens!!!

    ResponderExcluir
  2. paracambi é uma cidade muito feia eu odeio paracambi

    ResponderExcluir
  3. CACIA VC ACHA PARACAMBI FEIA? E EM Q CISDADE VC MORA? DEVE SER PESSIMA! EU NAO MORO LA MAS AMO ESSA CIDADE!

    ResponderExcluir
  4. A Senhora Cácia deve ser de outro mundo. Pois,falar que Paracambi é feia é pq não conhece esta bela cidade. Passei minha infância no Sabugo e hoje moro no Rio e sei o que é viver bem. Viva o Grupo de jovens ambientalistas que está lutando para preservar Paracambi. Preservar é viver. Não releve as críticas. Pelo contrário. vão em frente. Abraços Evaldo Pinto.

    ResponderExcluir