quarta-feira, 8 de abril de 2009

ONG 5º ELEMENTO MARCA PRESENÇA EM SEMINÁRIO DE RESÍDUOS SÓLIDO NA UERJ

Por Márcia Marques



O INSTITUTO AMBIENTAL CONSERVACIONISTA 5º ELEMENTO teve vez e voz no seminário organizado pela Secretaria do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro para a apresentação do Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos. Este evento detalhou as novas políticas para gestão dos RSU, consolidou os Aterros Consorciados e descreveu o planejamento para se fechar diversos Lixões no Estado com a parceria técnica da UERJ. A Secretária do Ambiente do Estado Marilene Ramos abriu o evento juntamente com o Reitor da UERJ, a Secretária de meio ambiente de Mesquita e os representantes do Ministério do Meio Ambiente. Os palestrantes apresentaram o Plano de Trabalho e a nova estrutura organizacional do INEA e da Diretoria de Licenciamento Ambiental para o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos sólidos do Estado do Rio de Janeiro. Entre um intervalo e outro Márcia Marques, secretária executiva do 5º ELEMENTO, articulava a possibilidade de parcerias na execução de projetos ambientais com as Secretarias de Meio Ambiente da Região do Médio Paraíba e Baixada Fluminense.


Segundo Márcia Marques a existência de demanda na implementação da AGENDA 21 nesta região interessou o Superintendente Estadual Carlos Frederico Castelo Branco, que propôs o agendamento de uma reunião com a sociedade civil do Município de Paracambi para se discutir a criação do Fórum da Agenda 21.Vale ressaltar a presença do amigo Nelson Reis da ONG OMA Brasil e dos secretários de meio ambiente das Prefeituras do Médio Paraíba, todos em busca de soluções ambientais sustentáveis para o problema dos LIXÕES da região.

Durante os debates o Presidente do 5º ELEMENTO Edmardo Campbell questionou a atuação da Máfia do Lixo que tem se aproveitado da ausência do estado dentro das comunidades de catadores e a possibilidade do governo apoiar financeiramente a criação de cooperativas de recicladores nos municípios que receberão o Aterro Cosorciado.

Um comentário:

  1. Meu presidente Edmardo e minha secretaria Márcia, parabenizo pela preocupação e participação neste evento, onde todos tem um objetivo principal, a preocupação com nosso meio ambiente. Achei a idéia otimo de vocês estar representando o 5º Elemento e com idéias inovadoras que só vai contribuir muito com nosso municipio.
    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir