terça-feira, 14 de abril de 2009

RECICLAGEM É FONTE DE INCLUSÃO SOCIAL?

POR OSWALDO MENDES

Se MPB é Música Popular Brasileira, qual o motivo do samba não ser enquadrado neste modelo? Tenha certeza que o samba não se encontra na lista dita como MPB, mas sim, nesta lista encontram-se alguns gênios da música que cantam samba.
Imaginem Bezerra da Silva cantando MPB, mas quando regravado, fica lindo. Não é? Ninguém critica quem escuta MPB, pois são pessoas cultas, mas quem escuta samba. Coitado!
Quando um caminhão carregado de tijolos fura um pneu na Ponte Costa e Silva(Rio-Niterói) é igual a quando ditos “ativistas” que paralizam duas cidades, por horas. Coitado.... do motorista.
Se pessoas fazem parte do ambiente, como escolher entre primeiro ambiente e pessoas. De novo, coitado do motorista.
É muito fácil ser ecologista atualmente. Em 1994, Michel Porter avisou que Meio Ambiente daria muito lucro. E assim se fez verdade.
Reduzir, Reciclar e Reutilizar é dito aos brados, mas poucos citam o conceito do Poluídor Pagador, pois este fere no seu bolso e muito menos modelos como ACV – Análise de Ciclo de Vida – NBR 14040 e NBR 14044(em revisão atualmente).
“Conhecer globalmente, mas agir localmente.” É considerada a base da Educação Ambiental.
Repassar à população a responsabilidade de tratar o seu resíduo é muito mais barato do que fazer uma Logística Reversa Ambiental. Adicione-se ainda a este quadro a baixa escolaridade de grande parte da população, a racionalização do trabalho, onde processos repetitivos são automatizados e a crise internacional da bolha imobiliária.
Levar da fábrica aos postos de venda garrafas e mais garrafas de refrigerante utilizando-se PET é a logística direta, que é relativamente fácil. Mesmo modelo para pilhas, pneus, tetra pak e outros. Agora fazer com que seja dado a estes resíduos um tratamento adequado ou retorno a produção para tratamento que é difícil. É a Logística Reversa Ambiental.
Como citei resíduos, a norma deve ser adotada para classificação é a NBR 10.004:2004. Em empresas deve-se cumprir a NR – 25(Norma Regulamentadora 25 do Ministério do Trabalho e Emprego – www.mte.gov.br )
Lembrando que o conceito de “desenvolvimento sustentável” leva em conta dois pontos: a economia e o Meio Ambiente.
Já o conceito de Sustentabilidade, além dos dois constantes em “Desenvolvimento Sustentável” leva também em conta a Sociedade.
Agenda 21, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e o GRI devem ser objeto constante da atenção, seja da população ou de seus representantes legais.
Note que pouco se fala sobre o PPP – Princípio Poluidor Pagador e da Análise de Ciclo de Vida. Será qual o motivo? Quem pariu Matheus que o embale? Filho feio não tem pai? Desovar para a população a nossa responsabilidade? Socializar o prejuízo (ambiental)?
Trabalho onde “Agentes Ambientais” fazem a coleta de resíduos para reciclagem já é conhecido pela população a decênios. Processo onde o intermediário leva a grande vantagem. Aqueles que deste processo estão na ponta (catadores) é por muitas vezes estudado, mas efetivas propostas para que deste modelo não seja dependente, é muito mais difícil.
Para não fazer o aumento do sofrimento de pessoas é muito importante que não sejam tratados como peixes em um aquário ou como sambistas que não sabem cantar MPB.

Um comentário:

  1. ola me chamo camila e jà deixei um post no site GAHNET o qual passarei a acompanhar sou cidada brasileira e ex moradora de nova iguaçu porém hà quase dois anos faço intercambio na europa,gostaria de fazer parcerias com grupos ecosociais e apra poder também divulgar meu blog,quero conhecer mais sobre projetos,as açoes efetuadas e que serao efetuadas e dividir um pouco da minha pequena experiencia com voces,parabéns pelo post e respectivamente pelo blog deixarei abaixo o endereço de meu blog caso seja de sua vontade visità-lo e deixar um comentario ou alguma resposta,mais uma vez parabèns!!!

    http://nocontextodotexto.blogspot.com

    ResponderExcluir