sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CARTA ABERTA AOS AMBIENTALISTAS

Caros Ambientalistas,

Com satisfação e com uma proposta de mudança da situação atual comunicamos o lançamento da candidatura da ASSOCIAÇÃO ECOCIDADE à uma das vaga das entidades ambientalistas da Região Sudeste.no CONAMA.

A candidatura da ASSOCIAÇÃO ECOCIDADE representa o debate de entidades do Rio de Janeiro através do coletivo da APEDEMA/RJ, bem como significa ainda uma parceria com a ASSOCIAÇÃO ECOJURÉIA, que atualmente ocupa o cargo de entidade titular do CONAMA pela Região Sudeste e está apoiando a nossa candidatura, abrindo mão de concorrer à reeleição em nome da proposta e do coletivo.

O debate ora instalado culminou com uma candidatura que tem em sua legenda entidades do RJ, SP, MG e ES, isto é, a ASSOCIAÇÃO ECOCIDADE, uma vez eleita indicará representantes dos Estados da Região Sudeste em sua designação, na demonstração de uma candidatura coletiva da Região no CONAMA através de uma representação de fato e não só de direito. Temas do Estado de São Paulo serão tratados pelo conselheiro da ASSOCIAÇÃO ECOCIDADE indicado pelas entidades de São Paulo garantindo a qualidade do debate e da representação.

A proposta é a pro-atividade como ferramenta de mudança. Vimos nos últimos anos que o CONAMA foi utilizado para flexibilização da legislação ambiental, isso deve acabar! Não basta mais a trincheira da oposição é necessário sermos propositivos nos temas que defendemos de forma a instrumentalizarmos o debate, sempre articulado com os demais movimentos socioambientais.

Outra questão que foi ficando de lado no CONAMA nos últimos anos e o seu caráter fiscalizatório, que praticamente não ocorre mais. Está também é uma bandeira: tornar o conselho novamente uma entidade fiscalizatório federativa na área ambiental

A ASSOCIAÇÃO ECOCIDADE participou, através da APEDEMA/RJ dos debates sobre as mudanças nas duas últimas COPs - Copenhagen (Cop 15) Cacun (Cop 16) - atua no Conselho Estadual de Meio Ambientes do Estado do Rio de Janeiro e em comitês de Bacia no Estado, isto é, estamos inseridos no debate ambiental como um todo e nos sentimos aptos a assumir esta tarefa.
Estamos cientes do enorme desafio, sobretudo na atual conjuntura ambiental do País, onde o crescimento econômico é a mola mestre do desenvolvimento, mas consideramos que o CONAMA é uma ferramenta para debater as políticas públicas na área socioambiental e devemos manter e ampliar esta ferramenta.
Convidamos você ativista ambiental para compartilhar deste mandato, VOTE, CONFIE e AMPLIE sua participação através de uma proposta participativa para as ONG’s de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Para conhecer melhor sobre nossa linha de atuação e propostas, acesse o link de nosso site:
www.ecocidade.org.br

Colocamo-nos à disposição pelo celular 21 9236-9540 e e-mail: ecocidade@ecocidade.org.br

Contamos com seu voto e participação!

Um forte abraço
Associação Ecocidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário