domingo, 4 de setembro de 2011

SECRETÁRIA EXECUTIVA DO INSTITUTO 5º ELEMENTO PARTICIPA DE MESA REDONDA COM MINISTRA LISA P. JACKSON DA AGÊNCIA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL AMERICANA – EPA



Encontro Racismo e Justiça Ambiental no Brasil


Profª Roseli de Oliveira

A Secretária Executiva do Instituto Ambiental Conservacionista 5º Elemento, Márcia Marques, participou no último dia 18/08/2011, EM Duque de Caxias, no Campus da UNIGRANRIO de Encontro sobre Racismo e Justiça Ambiental no Brasil com a Excelentíssima Sra. Lisa P. Jackson, Ministra da Agência de Proteção ao Meio Ambiente dos Estados Unidos – EPA. Este encontro foi realizado pela UNIGRANRIO, Consulado Americano e Instituto de Advocacia Racial e Ambiental – IARA e contou com a presença de alunos, professores, autoridades municipais e estaduais, além de representantes de movimentos sociais. Foram convidados para compor a mesa Profª Roseli de Oliveira, Dr. Humberto Adami, Prof. Dr. Henri Acselrad, Prof. Dr. Marcelo Firpo, Prof. Dr. Sebastião Raulino, Sr. Alexandre Anderson e sua esposa Daize Menezes (HOMAR) e o Sr. José Miguel da Silva (Ecocidade).




Apresentação do CTR Sta. Rosa



O tema do encontro foi Racismo e Justiça Ambiental no Brasil, onde a Bióloga Márcia Marques, apresentou seu artigo sobre os Conflitos sócio-ambientais causados pela instalação do Centro de Tratamento de Resíduos Santa Rosa de Seropédica, que considera a instalação inadequada sobre o Aquífero Piranema.





Ministra Lisa P. Jackson - EPA

Logo após a abertura do evento pelo Magnífico Reitor da UNIGRANRIO, Arody Cordeiro Herdy, a Ministra Lisa Jackson, que foi indicada 1ª afro-americana administradora da EPA pelo Presidente Barack Obama em 2009, sendo considerada uma das pessoas mais influentes do mundo em 2010 e 2011, iniciou seu discurso explicando com a EPA funciona nos Estados Unidos, como as regras são rígidas e os desafios de implementá-las igualmente em todos os estados americanos; também comentou sobre a evolução do movimento por justiça ambiental onde segundo a Ministra “passamos muito tempo identificando os problemas para provar que eles são verdadeiros”, ainda destacou a importância da organização dos grupos que lutam por justiça ambiental, pois segundo ela “grupos lutando sozinhos são mais fracos do que quando se unem a outros grupos”. A Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável também foi abordada pela Ministra Lisa Jackson, destacando a importância de ser realizada no Brasil em 2012. A Conferência “Rio + 20” já se transformou tema para vários encontros, seminários e debates em todo Brasil e no âmbito estadual foi criado “Comitê Popular para Rio + 20” (APEDEMA, FAMERJ, FAFERJ E CUT-RJ), tendo como objetivo mobilizar a base popular no RJ para plena participação deste encontro mundial. Neste contexto, a aluna Márcia Marques, que também é Coordenadora de Comunicação da APEDEMA-RJ, logo após sua apresentação sobre os conflitos sócio-ambientais causados pela instalação do CTR Santa Rosa, aproveitou a oportunidade para entregar a Ministra Lisa Jackson a proposta elaborada pela APEDEMA-RJ de “Criação de Organização Mundial para o Desenvolvimento Sustentável com sede no Rio de Janeiro que além de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável tenha foco no Controle Socioambiental para cumprimento de acordos e tratados internacionais de caráter decisório e deliberativo (inclusive para liberação de projetos de Crédito de Carbono), Banco Mundial, BID e Agências Internacionais de Cooperação multilateral, com participação deliberativa de representantes da sociedade civil, legitimamente escolhidos por seus pares. Juntamente com esta proposta foi anexado pedido de apoio e projeto para estudo de viabilidade de implantação desta nova organização mundial”.

Após o intervalo para o almoço o debate foi reiniciado, abrindo para perguntas do plenário.

Destaque para a presença da Diretora do IST/PARACAMBI Dalva Zatore, Gilvoneick de Souza (APEDEMA Baixada), Edmardo Campbell (5º Elemento), Yoshiharu Saito (PMA/Fórum Ecossocial), Dr. Magno Neves (IBDA), Sra. Maria Jose (COPPE), Sra. Nancy Lino (Fórum de Economia Solidária), Professoras Ellen e Cristiane (CEPK) que receberam convite especialmente para este importante evento.



Márcia Marques e Lisa Jackson





2 comentários:

  1. Em entrevista à GloboNews no dia 4 de setembro, declarou que ficou feliz em constatar que a sociedade brasileira possui plena consciência da importância da RIO+20 e possui suas próprias demandas e propostas. Também declarou que Obama deseja vir para o Brasil para apresentar novas perspectivas em meio ambiente e desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  2. Também foi destaque a Sra. Daize Menezes cujas declarações sobre as ameaças de morte sofridas pelas comunidades pesqueiras e suas lideranças por milicianos a serviço do poder econômico e as manobras dos barcos a serviço da petrobrás que passar por cima das redes de pesca e colidem propositadamente com as canoas e pequenas embarcações dos pescadores.
    "Ver nossos maridos amados sairem para trazer o nosso sustento e saber que serão alvos da morte, nos deixam à mercê do desespero".

    ResponderExcluir