quarta-feira, 16 de novembro de 2011

APEDEMA BAIXADA realiza no C.E.Presidente Kennedy 2ª Edição do Seminário Políticas Públicas, Controle Social e Sustentabilidade: um enfoque para a Rio + 20.

11/11/11

Por Nayra Garofle

Falta pouco mais de seis meses para a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, marcada para junho de 2012. Apesar de parecer distante, algumas instituições já estão se antecipando e promovendo debates sobre o tema. O Colégio Estadual Presidente Kennedy, de Belford Roxo, realizou, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, o Seminário Políticas Públicas, Controle Social e Sustentabilidade: um enfoque para a Rio + 20.

Cerca de 400 pessoas participaram do evento, entre eles, alunos do Ensino Técnico em Meio Ambiente, que é referência no Estado. A proposta, segundo o coordenador da Assembleia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente, Gilvoneick de Souza, é começar a pensar no Rio+20 antecipadamente.

“As pessoas pensam que o evento do ano que vem é sobre o meio ambiente, mas é mais do que isso, é economia pura. Na verdade, trata-se de aprender a ganhar dinheiro preservando os recursos naturais, mas sem mercantilizar a vida”, explica o coordenador, destacando o sucesso do evento. “Houve muita interação dos alunos, muitas perguntas e interesse por parte de quem é, principalmente, do Ensino Técnico”.

Convidada para encerrar o seminário, a secretária executiva da Organização Não Governamental Instituto Quinto Elemento, Márcia Marques, ressaltou a importância da participação dos jovens nas atividades sociais.

“Percebemos que há um vazio muito grande na Baixada Fluminense com relação à mobilização dos jovens nos movimentos sociais. Eles não sabem como participar e estamos aqui para dar algumas dicas. As mídias sociais, por exemplo, estão aí para isso. A internet é o espaço do jovem”, garante Márcia, lembrando que a ONG não tem fins lucrativos e tem como principal objetivo reintegrar o ser humano à natureza através da educação ambiental, utilizando os conceitos da sustentabilidade.

Durante o seminário foi apresentada a “Carta do Kennedy”, um documento oficial do colégio que deverá ser proposto na Conferência do ano que vem, com algumas recomendações, dentre elas: “que ações e investimentos públicos priorizem o desenvolvimento socioeconômico de baixo carbono, fomentando projetos que garantam o mesmo, fugindo do modelo atual que prioriza projetos de baixo custo independentemente dos ganhos ambientais.”

A professora de Gestão Ambiental, Ellen Ramos, explicou que o colégio é referência no Ensino Técnico em Meio Ambiente. O curso tem como pré-requisito o Ensino Médio completo e tem duração de um ano e seis meses. A cada semestre é aberto o processo seletivo.

“Sei que é diferente para os alunos quando eles veem um profissional da área palestrando, por isso, costumamos realizar eventos como este. Adorei a participação e o interesse dos alunos”, comemora. 


FONTE: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/nas_escolas_detalhe.asp?EditeCodigoDaPagina=8149&mid=52

Nenhum comentário:

Postar um comentário