segunda-feira, 23 de abril de 2012

Roteiro Cultural - Museus Rio + 20

Duas décadas se passaram desde a realização da Conferência das Nações Unidas sobre  Ambiente e Desenvolvimento -Cúpula da Terra ou Rio ‘92 - considerada a mais importante conferência ambiental mundial até hoje. Com o objetivo de avaliar o progresso feito desde então, as lacunas que ainda existem na implementação de resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes, o Brasil sediará novamente um encontro de grande porte organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro.  Reconhecendo a importância deste momento de renovação do compromisso político mundial com a questão ambiental, e compreendendo a cultura como pilar estratégico para o desenvolvimento sustentável, o Instituto Brasileiro de Museus, vinculado ao Ministério da Cultura (Ibram/MinC), convida museus e entidades culturais do Estado do Rio de Janeiro a colaborarem na elaboração de um roteiro cultural Museus Rio +20.  O objetivo é convocar a comunidade a discutir, vivenciar e trocar experiências e reflexões que conduzam à dimensão da diversidade cultural como vetor de desenvolvimento humano.

Os interessados em participar devem se cadastrar no portal Museus Rio +20 e inserir as informações relativas à programação do museu durante a Conferência, realizando a inscrição das ações a serem realizadas, como seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas redondas, visitas guiadas, exibições de filmes, entre outras. A efetiva inclusão da programação do museu no roteiro cultural acontecerá somente com a inscrição.

A realização das ações e das atividades fica sob responsabilidade da própria instituição, cabendo a ela garantir os meios e instrumentos técnicos necessários para o seu desenvolvimento. Ao Ibram/MinC cabe divulgar a programação dos museus do estado do Rio de Janeiro e produzir e distribuir o material relativo ao roteiro cultural Museus Rio +20

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail museusrio+20@museus.gov.br ou pelos telefones (61) 3521.4019 / 4032.


FONTE: http://eventos.museus.gov.br/rio20/

Nenhum comentário:

Postar um comentário