domingo, 26 de fevereiro de 2012

RECICLABEM, A COOPERATIVA DE CATADORES QUE PROMETE IMPLANTAR A COLETA SELETIVA E RECICLAGEM NOS 5 MUNICÍPIOS DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE PARACAMBI



Foto: Márcia Marques
Durante a Assembléia Geral Ordinária - AGO, realizada no dia 14 de Fevereiro de 2012, na sede do Instituto 5º Elemento, foi eleita nova diretoria da COOPERATIVA DE CATADORES RECICLABEM, que tem como objetivo principal organizar a ação solidária de seus cooperados, em suas atividades profissionais específicas, proporcionando viabilidade econômica em suas tarefas de coleta seletiva, armazenamento, processamento e comercialização de aparas e materiais recicláveis e reaproveitáveis. Tendo como área de atuação todo Estado do Rio de Janeiro, atendendo prioritariamente aos Municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Paracambi, que abrange os Municípios de Paracambi, Paulo de Frontin, Mendes, Japeri e Queimados.



A realização da AGO teve como pontos de pauta associação de novos cooperados, mudança de endereço da sede da cooperativa, alteração estatutária, eleição do conselho diretor e conselho fiscal da instituição. Eleita a nova diretoria se comprometeu a agilizar o processo de transferência da sede para o município de Paracambi onde contará com o apoio do Instituto 5º Elemento para a mobilização e cadastro dos catadores. 
O Presidente da Cooperativa Reciclabem, Sr. Edmar Haber Barbosa, durante a AGO, relatou sua experiência com reciclagem e do seu sonho de ver esta cooperativa crescer e dar dignidade aos catadores de Paracambi. 


O CONSÓRCIO
O município de Paracambi receberá mais de 350 toneladas de lixo por dia dos municípios vizinhos para serem enterradas no novo centro de tratamento de resíduos - CTR  que está localizado na área rural, afastado 4,5km do perímetro urbano de Paracambi e situa-se nas margens da RJ-093, na altura do Km 23, rodovia pavimentada com concreto asfáltico e que liga Paracambi a Japeri. O local do empreendimento está nas coordenadas N 7.497.903 e E 632.546, numa área de 430.000m2, dos quais aproximadamente 120.400m2 (28%) poderão vir a ser utilizados pelo CTR, sua infra-estrutura e pelas empresas recicladoras. A obra custou cerca de 10,5 milhões de Reais e Os prefeitos do consórcio de Paracambi assinaram um protocolo de intenção para gerenciar a unidade e discutem agora a divisão dos gastos com a operação do aterro da infraestrutura de acesso ao local. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário